Cronograma Capilar: O que é/Como fazer
- blogdarbk
- 13 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Oi meninaaas!!!
Já tinha avisado antes no meu Facebook (/Rbkpinheiro) e Instagram (@rbkpinheiro) que começaria a falar sobre transição capilar, cabelos cacheados, hidratações caseiras, resenhas de produtos, dentre outros assuntos relacionados a “cabelos” aqui no blog, e cá estou para apresentar a vocês (que ainda não conhecem, claro) o CRONOGRAMA CAPILAR (CC).
A maioria das meninas que converso já ouviram falar no CC, mas não sabem ao certo como funciona e/ou para que serve. Por esse motivo, vou explicar de forma resumida - e detalhada - o que significa, e qual a finalidade de cada procedimento.
O QUE É?
O Cronograma Capilar funciona como uma agenda de cuidados com o cabelo que devolve aos fios os nutrientes perdidos e, consequentemente, proporciona mais brilho, maciez, crescimento e movimento aos mesmos, deixando-os mais saudáveis.
Eu sempre gostei de cuidar do meu cabelo, então não via nenhuma necessidade de seguir um cronograma (até porque nem acreditava muito no resultado) e depois de assistir alguns vídeos no YouTube, resolvi fazer o teste e o resultado me surpreendeu! Por esse motivo quis compartilhar minha experiência com vocês... Espiem só...
Essa primeira foto foi tirada em setembro. Eu não acreditava muito no resultado, por isso só tenho ela pra servir de base pra fazer comparação. (Dois dias depois que tirei a foto eu cortei essa parte pontuda do cabelo pra observar melhor o "crescimento" e, infelizmente, não lembrei de registrar.)

Essa segunda foto foi tirada em novembro, dois meses depois que comecei o CC e a diferença, pra mim, é enooorme!!! Quem me conhece sabe como o crescimento do meu cabelo era lento, sem contar que ele caía tanto que quando eu lavava ficava me sentindo Camila perdendo suas madeixas em Laços de Família, ao som de Love By Grace (Lara Fabian). É sério!

O resultado que obtive em dois meses foi MUITO além do crescimento acelerado. Meu cabelo ficou super macio, brilhoso, bem mais resistente e eu tô morrendo de amores por ele!!! <3 <3 <3
COMO FAZER?
É muito importante conhecer o próprio cabelo pra conseguir identificar o que ele tá “pedindo”, pois alguns cabelos gritam por óleo, outros por reposição de massa e por aí vai... E é por esse motivo que o Cronograma Capilar é dividido em 3 etapas que são: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Vou deixar bem explicadinho a finalidade de cada etapa que é pra não ter desculpas pra não fazer, viu?
HIDRATAÇÃO:
Essa etapa repõe a água dos fios e deixa o cabelo macio ao toque e brilhoso. Ela é indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz.
Procurar nos rótulos por: Extratos vegetais (plantas ou frutos, por exemplo: Babosa – Aloe Vera); Pantenol; Glicerina; Silicones; Vitaminas; Mel e açúcares; Colágeno; Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.
NUTRIÇÃO:
O principal objetivo da nutrição é fazer reposição lipídica, devolvendo aos fios a oleosidade natural. É indicada para cabelos ressecados, opacos, quebradiços e porosos, deixando-os mais sedosos e brilhosos. A nutrição reduz significativamente o frizz e é a etapa que apresenta resultados mais rápidos quando se utiliza os óleos vegetais.
Procurar nos rótulos por: Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva); Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate); Ceramidas; Proteínas hidrolisadas; Tutano.
A nutrição pode ser substituída por umectação; ambas possuem a mesma finalidade, porém na umectação utiliza-se apenas óleos vegetais 100% naturais.
RECONSTRUÇÃO:
O objetivo dessa etapa é fazer reposição de massa e de proteínas nos fios. Ela devolve a rigidez e a força dos cabelos, deixando-os mais encorpados e resistentes. É indicada para cabelos com queda, pontas duplas, quebradiços, porosos, elásticos e com muito frizz.
Procurar nos rótulos por: Queratina; Creatina; Arginina; Cisteína; Colágeno; Proteína hidrolisada do trigo; Aminoácidos.
Agora que você conhece o objetivo de cada etapa, observe seu cabelo e identifique qual dos cronogramas da imagem abaixo você terá que seguir. É muito importante respeitar o intervalo de 48hs entre uma etapa e outra, por isso o mais indicado é escolher os dias e horários semanais das hidratações.
Para obter um bom resultado você precisa investir tempo e dedicação, pois o cabelo não muda de um dia para o outro e, dependendo do estado do seu cabelo, o tratamento pode demorar um pouco mais.

Lembre-se: Não vai adiantar usar os melhores produtos do mercado se não houver investimento numa boa alimentação. Beba muita água e opte por alimentos ricos em vitaminas e proteínas.
Procure um nutricionista!
Deixem seus comentários aqui embaixo.. me digam o que acharam, quais são suas dúvidas, se querem que eu faça mais publicações sobre madeixas, enfim... tô esperando!!!
Bêjoooo!
Kommentare